in

ONU aprova resolução de apoio à comunidade LGBT

Com 93 votos a favor, 55 contra, 27 abstenções e 17 não votantes, a Organização das Nações Unidas (ONU) aprovou medida de proteção aos direitos LGBT durante a sua última Assembleia Geral. A medida é importante, pois a Liga dos Países Árabes e Africanos tinha proposto em novembro a eliminação da apoio da organização aos direitos gays.

A resolução aprovada pede aos países membros da ONU que façam ações contra crimes que tenham motivação oriunda na orientação sexual ou identidade de gênero. O organismo também pede para que os países fortaleçam as ações de assistência aos LGBT.

A medida foi proposta pela delegação dos Estados Unidos com o apoio da União Europeia. A Assembleia Geral da ONU vota a cada dois anos resoluções que condenam execuções extrajudiciais e arbitrárias, por exemplo, enforcamento de homossexuais no Irã. Com exceção de Cuba, Guiana e Suriname, toda a América Latina apoiou a medida. Já a China, Afeganistão, Argélia, Indonésia, Egito, Iraque, Arábia Saudita, Rússia, Iêmen e Zimbábue votaram contra.

Cinema paulistano Belas Artes fechará as portas em fevereiro

“Folha de S. Paulo” publica caderno especial sobre turismo LGBT