in

Operadora de celular oferece serviço de trote com personagem gay

A operadora de celular Claro lançou um novo serviço que tem causado muita polêmica: ligações de trote. Funciona assim: basta enviar um torpedo para a operadora e informar o número que vai receber a ligação falsa. O serviço custa R$ 0,95. A notícia foi veiculada pela Folha Online ontem, 11/10.

A celeuma gira em torno dos "personagens" dos trotes: tem o gringo, gay, surdo, argentino, bíblia etc. Todas as mensagens são pré-gravadas e os estereótipos gritam.

A opção gay, com um homem de sotaque nordestino, diz assim: "Desde que eu te vi na academia puxando uns ferros, perdi o ar. Só de pensar fico toda molhada… de suor".

Em nota, a empresa disse que não tinha a intenção de "desrespeitar a sociedade". "A Claro esclarece que a mensagem do Claro Me Liga não é um trote, mas sim um serviço bem-humorado".

O Ministério Público de São Paulo e o Procon-SP irão analisar a questão. "O serviço não está de acordo com a legislação e, portanto, não poderia ser disponibilizado pela empresa. O trote, vindo de uma companhia, pode ser configurado crime contra a honra", afirmou o promotor de Justiça do Centro de Apoio das Promotorias do Consumidor, José Luiz Bednarski.

O Procon informou que fará a análise do material de divulgação: "As pessoas que se sentirem prejudicadas com a brincadeira e quiserem reparações por danos morais, podem procurar a Justiça".

Após a reportagem da Folha Online, a empresa tirou do ar a seção que continha o áudio dos trotes. A Capa tentou fazer um teste com o personagem gay mas, aparentemente, ela foi removida.

Chile: policiais são obrigados a pedir demissão por serem homossexuais

Justiça decide se SUS deve ou não pagar cirurgia de mudança de sexo