Os jogadores on-line do X-Box não podem mais usar apelidos que tenham a palavra gay, segundo os administradores esses apelidos contem índole sexual e isso segundo os termos de uso é proibido e, eles negam que haja homofobia. O mesmo tratamento foi dado para os apelidos heterossexuais cujo cunho era sexual e ou pejorativo.
Segundo os administradores do site o motivo da decisão está ligado ao fato de os nomes serem públicos, disseram que poderiam ter problemas com os pais de crianças que usam o X-Box, pois ao ver os nomes os responsáveis poderiam pedir explicações. Também falaram que tal restrição está no documento com os termos de uso da página do vídeo-game.
No ano passado foi realizada uma pesquisa sobre uma possível cultura homofóbica no ambiente dos games virtuais. Realizada pela Universidade de Illinois e com mais de 10 mil entrevistados.
Descobriu-se que 84% disseram a palavra gay ser usada de jeito pejorativo nos site de game. Para 52% o mundo dos jogos online é hostil com homossexuais, 42% sentem que os gays são representados de maneira negativa e apenas 9% afirmaram nunca ter visto qualquer tipo de comentário ou atitude homofóbica.