Excomungado oficialmente pela Igreja Católica, padre brasileiro Roberto Francisco Daniel, de 49 anos, gravou um vídeo destinado ao papa Francisco em que questiona a punição e pergunta o que fez de errado.
+ Drag queen se apresenta montade em Igreja Católica
A polêmica se deu em abril de 2013, depois que padre Beto demonstrou ser a favor do casamento entre pessoas do mesmo sexo, divorciado e por questionar alguns dogmas da igreja.
No novo vídeo, ele diz: "Eu simplesmente refleti realidades que estão acontecendo. Os homossexuais estão aí e o que devemos fazer com eles? (…) O interessante é que você vem se mostrando aberto ao diálogo. (Mas) se a igreja me excomunga porque refleti sobre ideias, onde está a igreja aberta que você está construindo?".
+ Saiba como funciona o abrigo que tem ala LGBT em São Paulo
Beto levanta a hipótese do papa não ter lido a excomunhão, se o papa sabe que ele não teve direito a defesa e também questiona o fato de ele não ter excomungado padres pedófilos. "Eles foram afastados, mas não excomungados (…) Você tem um clero que muitas vezes não age com ética e transparência".
O padre, que contina celebrando casamentos, fez uma campanha nas redes sociais em que pede que os internautas usem a hastag "E aí Papa?" para falar sobre os questionamentos do vídeo. "O mundo só vai se tornar melhor quando nós cristão dialogarmos sobre tudo".
Assista: