in

Páginas de Menina

A temática lésbica agora vai invadir também as telonas do nosso país. Tal acontecimento se dará graças a uma paulistana de Araraquara chamada Mônica Palazzo, que está prestes a lançar mundialmente seu curta “Páginas de Menina” na mostra competitiva de curtas do 18th Melbourne International Film, na Austrália.

O filme é poético, original e de extremo bom gosto cujo enredo conta a história de um encontro inesperado entre duas mulheres: Ingrid (Tieza Tissi) e Silvia (Vera Zimmermann), que entre outros trabalhos atuou na novela “O Profeta” da Rede Globo. A direção de arte é inspirada nas pinturas do norte-americano Edward Hopper e nas mulheres da pintora polonesa Tamara de Lempicka.

A estréia de “Páginas de Menina” nas salas de cinema do Brasil está prevista para meados de abril. Clique aqui para conferir o making of inédito do filme (acaba de sair do forno), clique no box acima para ver as fotos e leia abaixo a entrevista exclusiva que o Dykerama.com fez com a diretora.

Dykerama – De onde veio a idéia deste projeto e por quê?

Mônica – Sou uma pessoa “do cinema”, moro em SP há 7 anos e desde os tempos da faculdade (na UFSCar) me identifiquei muito com Direção de Arte, e a esse ofício tenho me dedicado.

Este é meu primeiro curta como roteirista e diretora, e tb produtora, pois é a realidade de curta, ainda mais o primeiro, no Brasil. A idéia nasceu de um relato que li sob a forma de ficção, há mto tempo, sobre um encontro intelectual e afetivo entre uma jovem e a gerente da livraria, e seu primeiro beijo, na salinha dos fundos da livraria. E me deu a vontade de criar um “antes e um depois” para essa história.

Dykerama – Quanto tempo tem o curta?

Mônica – O filme ficou com 18 minutos e 50 segundos, com créditos.

Dykerama – Qual é o enredo de Páginas de Menina?

Mônica – O filme é sobre uma jovem apaixonada pela literatura que passa a trabalhar na livraria da cidade, e lá conhece a gerente da livraria, uma mulher mais velha, um tanto misteriosa. naturalmente um vínculo intelectual nasce, e torna-se afetivo. O filme é sobre dar vazão aos sonhos de menina e dar atenção àqueles desejos que a idade deixou de permitir. E todo inspirado nas pinturas internas do Edward Hopper nas mulheres da pintora Tamara de Lempicka.

Dykerama – É abordada a temática lésbica? Quem são as atrizes que interpretam este papel?

Mônica – É uma história de amor antes de mais nada – pelos livros e pela literatura, e uma história sobre o encontro inesperado entre as duas mulheres que perpassa pela barreira tênue que separa a vida e a arte. Ingrid, jovem estudante e amante dos livros, e Silvia, mulher madura que há muito vive em Paris, está de passagem por essa cidade do interior paulista.

Dykerama – Você encontrou problemas ou teve receio de abordar este assunto?

Mônica – Eu tive receio na época que comecei a pleitear patrocínio, mas não passou de um receio, pois encontrei pessoas muito favoráveis à arte e ao cinema. Mas sim, tem muita gente que não me atendeu pelo fato de ser um curta-metragem, independentemente do tema.
Por outro lado, os patrocinadores (LUPO e Séc. Estado Cultura) entenderam a profundidade e alcance do projeto, além do apuro estético envolvido, e o ineditismo.

O Brasil tem hoje 2 longas super conhecidos mundialmente extremamente violentos, que falam de uma das inúmeras realidades daqui, ao mesmo tempo, têm curtas sensíveis e que contam histórias que elevam o espírito (ex o Café com Leite, do Daniel Ribeiro, Urso de Cristal em Berlim), e o meu está nessa categoria, uma história sensível sobre o amor, sobre alcançar objetivos.

Dykerama – Quem faz parte do elenco?

Mônica – A Vera Zimmermann, uma atriz que eu admiro há tempos, aceitou o convite pelo roteiro, e interpreta magistralmente a Silvia, e a Tieza Tissi, uma jovem atriz paulista, extremamente talentosa, com quem eu já tinha trabalhado em 2 projetos, dá vida a nossa Ingrid.

Dykerama – Você já trabalhou com audiovisual antes?

Mônica – Sou Diretora de Arte, apaixonada por cinema e portanto me coloquei no mercado de longas, curtas e cenografia. Naturalmente vieram convites para dar aulas, o que me faz um tanto bem, pelo contato com os jovens cineastas. Tenho 3 longas como diretora de arte prontos (Veias e Vinhos, Sonhos de Peixe e Fim da Linha – cuja estréia é dia 07 de março), e mais 3 em finalização, e vários curtas belíssimos.

Dykerama – A estréia será em fevereiro? Já tem data oficial?

Mônica – Pretendemos estrear em sala de cinema em abril ou junho, para equipe, patrocinadores e convidados.

Dykerama – Onde acontecerá a estréia?

Mônica – No Brasil, algum cinema de SP, como o Espaço Unibanco, que faz parte da história recente do cinema brasileiro, inclusive dos curtas. Foi lá que conheci a Vera Zimmermann pela primeira vez, e eu nem imaginava que um dia ela faria meu filme, apesar de saber que um dia eu gostaria de trabalhar com ela. Ou em alguma sala como o HSBC Belas Artes ou o Cinesesc.Vamos tb fazer uma estréia para convidados em Araraquara, cidade onde 90% das cenas foram rodadas. O filme está na mostra competitiva de curtas do 18th Melbourne International Film Festival, e vai ser exibido dia 05 de março, do outro lado do mundo.

Dykerama – Já pode divulgar valores de entradas ou reservas?

Mônica – O curta está sendo inscrito em festivais nacionais e internacionais, e geralmente a entrada é gratuita! Nossa produtora, a Filmes de Abril, pretende também organizar sessões em vídeo, futuramente, em escolas livres de cinema e em sedes de Ongs que trabalhem com o tema da sexualidade. Mas as exibições em película vão acontecer dentro dos festivais, muito provavelmente.

Dykerama – O que você pretende com este trabalho?

Mônica – Antes de mais nada, quem faz curta-metragem geralmente é apaixonado pelo que faz. Pretendo que o filme seja visto , revisto, comentado, discutido. É um filme também sobre mulheres, feito no Brasil, com tema e formato inéditos (o encontro afetivo entre 2 mulheres com estética apurada, inspirada na pintura). Um filme belo, que fala sobre poesia, otimista, e na cinematografia recente brasileira tem mesmo que haver diversidade de temas e de estéticas

:: Para mais informações sobre “Páginas de Menina” acesse: www.paginasdemenina.com.br ::

Homem é preso por fazer filme pornô com garoto de 16 anos

Driving Lessons