Para a Itália "é mais conveniente se ocupar dos transportes do que dos homossexuais". Essa foi a resposta de Silvio Berlusconi, primeiro ministro recém eleito no país italiano, ao seu antecessor, o comunista Romano Prodi.
Para o canal de televisão Teleroma 56, Berlusconi disse ainda, "é mais interessante para nós nos ocuparmos a respeito da infra-estrutura e transportes, ao invés de nos ocuparmos a respeito dos homossexuais".
O novo primeiro ministro afirma que a prioridade de seu governo é salvar a Itália do caos econômico. Porém, não é só a população GLBT do país em questão, mas o mundo inteiro, conhece a opinião do ministro e de seu partido a respeito dos direitos humanos BLGT.
Pelo menos a população GLBT pode contar com o apoio do presidente da Itália, Giorgio Napolitano. Ao encaminhar mensagem as comemorações do Dia da Liberação (26/04), o presidente diz, "os jovens tem que se opor aos novos autoritarismos que representam a negação dos princípios e valores que inspiram a luta pela libertação do fascismo".