Aconteceu ontem (28) na boate Paparazzo, em Belém, o primeiro casamento gay coletivo do Pará.
Organizado pela Defensoria Pública do Estado do Pará, através do seu Centro de Referência, de Prevenção e Combate a Homofobia (CRPCH) em parceria com o movimento LGBT do estado, o casamento foi realizado como manda o figurino, com direito a lista de presentes, alianças e uma festa para convidados ilustres, entre eles políticos, empresários e artistas.
Os casais tiveram que comprovar que já vivem uma relação estável há mais de dois anos, através de testemunhas e documentos de residência, conta em banco, bens patrimoniais e outros.
Entre os casais estavam Jasson Iran Monteiro e Josevaldo França, de Parauapebas. Logo após o casamento, Jasson e Josevaldo, juntos há cinco anos, pretendiam realizar outra cerimônia para familiares e amigos no seu município de origem. “Eu acho que vamos abrir uma porta para muita gente. É possível haver uma vida entre iguais. E já estava na hora de alguém dar um pontapé inicial, agradecemos muito a Defensoria Pública e ao Movimento LGBT pela ousadia de defender direitos de excluídos, apesar da polêmica que isso pode causar”, disse Jasson ao jornal “Diário do Pará”.
Artistas como Eloy Iglesias e a drag Sarah de Monserrat, além da DJ Gadá e a cantora Catarina Ávilla, conduziram a cerimônia, que contou com a participação da vice-prefeita Sandra Batista, da defensora pública Rossana Parente, da deputada Bernadete ten Caten e do jurista Zeno Veloso.