No que depender das pessoas na cerimônia de entrega do 7º Prêmio Arco-íris de Direitos Humanos, o candidato à prefeitura do Rio de Janeiro, Fernando Gabeira, se elege. Isso porque durante discurso de Toni Reis, em que o presidente da ABGLT parabenizou os cariocas por terem derrotado o senador Marcelo Crivella nas urnas e afirmou terem os cidadãos do Rio dois bons candidatos em quem votar, alguns presentes manifestaram a predileção pelo representante do Partido Verde.
A fala de Toni abriu a noite. No pronunciamento, o militante homenageou a coesão e força do movimento LGBT do Rio de Janeiro, atentou para a importância de aderir a campanha Não Homofobia, promovida pelo grupo Arco-Íris, que visa pressionar parlamentares a favor do PLC 122 – que criminaliza a homofobia. Quando mencionou Marcelo Crivella e as eleições municipais, o ativista foi neutro. "Não sei nem em quem recomendar o voto", disse.
Além da entrega dos prêmios, o evento contou também com performances de artistas que dublaram músicas de Boy George e Elis Regina. Um dos momentos altos da noite foi a fala do ex-sargento Fernando Alcântara Figueiredo, homenageado junto com sua mãe, na categoria atitude. "Tenho orgulho de fazer parte desse movimento que antes eu não conhecia, mas que hoje admiro profundamente", declarou emocionado.
A presença das drags Xaxu e Magali Penépole animaram o evento. As fofas, que se apresentam aos domingos no quiosque Rainbow, em frente ao Copacabana Palace, também foram premiadas. Apesar das brincadeiras, ambas deram recados sérios de prevenção e uso de camisinha.
Entre os premiados estava o Governo da Paraíba, na categoria políticas públicas, o presidente Lula, na categoria Especial, no qual o prêmio foi entregue ao ministro do Meio Ambiente Carlos Minc, na Parada gay da cidade.
Ah, e não poderíamos terminar essa matéria sem mencionar que o site e a revista A Capa também foram homenageados pelo prêmio Arco-íris na categoria Imprensa. Saiba mais clicando aqui.