in

Parada Gay

Essa semana acontece o evento da diversidade sexual mais aguardado do ano e nós, muitas vezes, nos pegamos pensando se todos os 3,5 milhões de pessoas que passam pela avenida Paulista conhecem, de fato, o sentido de fazer parte desse evento.

Este ano o tema escolhido pela organização é “Homofobia Mata! Por um Estado laico de fato”. E nós, qual a nossa posição diante desta luta? Vamos até a avenida Paulista pra dançar e pular atrás dos trios elétricos e simular um carnaval? É muito comum no dia da Parada ver pessoas bebendo, pulando e outras até caindo, agora me responda: quantas pessoas vocês vêem levantando uma bandeira e caminhando com o espírito de luta?

Segundo dados da organização da Parada a falta de denúncias contra a agressão dificulta a construção de políticas eficazes contra a violência. Não basta sair na rua pra se divertir, precisa-se ter a consciência de que um dia de luta não apaga os 364 dias de espreita em guetos. Ainda há muitos direitos a serem conquistados, não podemos mais apenas reclamar da discriminação passivamente.

No entanto, parece que as coisas estão mudando e para melhor. Este ano a organização da Parada repensou algumas questões e os 22 trios que passarão pela Avenida serão de ONGs focadas para a militância sobre os nossos direitos, demonstrando o desejo de muitos para que se retome o mesmo teor de discussão que existia nos primeiros anos.

Vamos pensar nisso ao nos programar pra sair na rua neste dia. Vamos sair sem medo, sem vergonha de nos assumir como homossexuais e continuar essa luta que vem desde 1996 e que nos abriu inúmeros caminhos. Deixemos o carnaval pra fevereiro! E isso não quer dizer que a Parada não seja um dia de festa! É sim! Mas é também um dia de luta e de orgulho gay.

Um dia para falar para todo mundo que estamos aqui, que queremos nosso espaço e que temos alegria de viver! Que as cores do nosso arco-íris iluminem diariamente, não só as nossas vidas, mas também a vida daqueles que nos cercam.

Nós do Projeto Sapataria estaremos lá, uniformizadas e prontas pra caminhar ao lado de todas as pessoas dispostas a lutar por um mundo sem homofobia! Pensem nisso e saiam de casa dispostos a fazer desse dia um dia especial, o dia da visibilidade e do orgulho gay!

Prefeitura de SP instala totens informativos durante parada

Tânia Cristina