in

Parada gay de Brasília espera 20 mil pessoas

Acontece a partir das 14h deste domingo (17) a 10ª Parada do Orgulho LGBTS de Brasília. Os organizadores esperam que cerca de 20 mil pessoas ocupem o Eixão (Eixo Rodoviário) em direção à Rodoviária do Plano Piloto — tendo em vista o número atingido em 2006: 18 mil.

A Parada de Brasília é o maior evento de Direitos Humanos da Capital Federal há cinco anos consecutivos. Vale lembrar que esta é a terceira mais antiga do país.

O tema desta edição é “Passos que mudam a história”. Welton Trindade avalia a primeira década de existência da parada: "Por fazermos dez ano agora, achamos importante a parada falar dela própria. Com o tema, queremos reforçar para a sociedade e para a comunidade LGBT a importância dessas marchas para a diminuição do preconceito e para a melhoria da auto-estima e da consciência de homossexuais, bissexuais e transgêneros. Nessa última década muita coisa melhorou em relação à cidadania LGBT e as paradas foram uma das responsáveis por tal mudança".

A manifestação fará crítica também ao Governo do Distrito Federal, cuja atuação na área, segundo a entidade, é uma das piores no Brasil.

Abrindo as comemorações da Parada, nesta sexta a partir das 16h, haverá sessão solene na Câmara Legislativa do DF. A partir das 18h45 haverá exibição do filme “A Máfia Cor-de-rosa”, no teatro Nacional. Neste sábado acontece a festa Fun Pride II, no Clube do Rocha, a partir das 22h. Os ingressos custam R$25 (antecipados) e R$30 no dia. Parte da renda será revertida à parada. Tocam os Djs André Queiroz e Isaac Escalante. Mais informações no site da festa.

Colômbia prestes a sancionar lei para uniões gays estáveis

BH ferve com festa Lux nesta sexta-feira; nós vamos