No último domingo (18), a 14ª edição da Parada do Orgulho LGBT de Brasília levou o colorido da manifestação às ruas do Distrito Federal. Neste ano, a Parada teve como objetivo alertar sobre a homofobia nas escolas, que faz com que milhares de alunos homossexuais sofram com a prática frequentemente do bullying.
"Estamos muito preocupados com a questão da violência psicológica e física, com a questão da evasão escolar, da qualidade de vida nas escolas. É preciso reunir professores, alunos e pais de alunos nessa discussão. A escola também tem que ser um lugar em que se ensina o respeito à diversidade”, declarou Wellton Trindade, um dos organizadores da Parada, ao Terra.
Sob o tema “Reprovar a homofobia. Lição de cidadania”, cinco trios elétricos, com direito a gogos da Lets Club e do site ParouTudo, comandaram o fervo durante a manifestação. Dentre todas as edições, a 14ª Parada Gay da capital foi a mais estruturada, contando com o apoio do governo, que garantiu segurança e espalhou 200 banheiros químicos.
De acordo com a organização, a estimativa é de que 45 mil pessoas passassem pelo evento. O número final não foi revelado.
Fotos: Bruno Santos / ParouTudo