Menu

Conteúdo, informação e notícias LGBTQIA+

in

Parada Gay de Buenos Aires leva 100 mil às ruas; Disponivel.com marca presença na manifestação

No sábado (09) aconteceu a 22ª edição da Parada do Orgulho Gay de Buenos Aires. A manifestação contou com a participação do Disponivel.com (veja fotos abaixo) e levou cerca de 100 mil pessoas às ruas, segundo autoridades locais.
 
Sob o tema “Educação sexual igual, livre e secular” a marcha relembrou o direito conquistado pela comunidade argentina, a primeira da América Latina a permitir o casamento entre pessoas do mesmo sexo. 
 
Os participantes homenagearam ainda a presidente Cristina Kirchner por seu apoio às causas homossexuais e também pela aprovação da lei de fertilização assistida. A medida, segundo o  presidente da Comunidade Homossexual Argentina (CHA), César Cigliutti, “amplia o direito à família para todos e para todas". 
 
A manifestação contou ainda com uma reivindicação para que se aprove uma a lei que pune crimes homofóbicos, como aconteceu em países como Chile e Espanha.
 
"Podemos casar, podemos mudar nossos documentos de identidade, mas não estamos protegidos se sofremos discriminação no trabalho ou em outros âmbitos", lamentou o presidente da CHA.
 
Os participantes aproveitaram também para se posicionar contra o atual papa argentino, Francisco. Segundo os ativistas, o pontífice, quando era cardeal da cidade em 2010, teria se mostrado um forte opositor ao projeto de lei para regulamentar o casamento gay.
 
Apesar do discurso pró LGBT que o papa vem exercendo desde que chegou ao Vaticano, a comunidade gay argentina o acusa de "disfarçar sua homofobia" afirmando que, apesar de ter criticado a perseguição aos gays pela Igreja Católica, o pontífice já considerou o casamento entre pessoas do mesmo sexo como "um plano do demônio".

No álbum abaixo você confere as fotos da manifestação. 

 
Sair da versão mobile