in

Parada Gay de São Paulo poderá sofrer alteração de data devido a Copa do Mundo de 2014

Realizada tradicionalmente em junho, a Parada Gay de São Paulo poderá sofrer uma mudança de mês em 2014, devido a Copa do Mundo. 

O feriado de Corpus Christi, data em que a manifestação vem sendo realizada, cairá no dia 22 de junho. No entanto, no dia 23 há um jogo do grupo B no Itaquerão e, seguindo o contrado entre a prefeitura e a Fifa, "nenhum evento cultural importante (como concertos musicais) que reúna um grande número de pessoas que não sejam os concertos ou eventos culturais aprovados pela Fifa, organizados em conexão com a competição, deverá ser organizado ou deverá ocorrer dentro de um período que começa um dia antes de um jogo na cidade e termina um dia após um dia de jogo".

O debate gira em torno da sobrecarga de capacidade hoteleira, uso efetivos de funcionários, estrutura e organização ligada a segurança e trânsito.

De acordo com a reportagem do UOL Esporte, o Comitê de Copa de São Paulo procurou a Associação da Parada do Orgulho GLBT de São Paulo para dizer que queria o evento em maio, e não em junho.

Segundo a assessoria da Associação da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo (APOGLBT, o pedido foi como uma "imposição". De acordo com o órgão, a Parada deve ser realizada em junho, já que o mês marca a revolução de Stonewall, ocorrida em 1969, em Nova York.

"Recebemos a garantia da Coordenadoria de Assuntos de Diversidade Sexual de que poderíamos fazer em junho", afirmou Leandro Rodrigues, assessor da APOGLTB.

Para a prefeitura, o debate ainda está em aberto. Procurada pela reportagem, SPCopa, órgão do município para o Mundial, afirmou que ainda haverá uma discussão sobre o tema.

Filme sobre padre homossexual é o grande vencendor do Festival de Cinema Gay de Berlim

The Week Rio encerra suas atividades e prepara abertura em novo espaço