A 15ª Parada Gay do Rio de Janeiro começou sua concentração um pouco depois das 13h em frente ao posto 6, em Copacabana. Apesar do tempo nublado, os cariocas não deixaram a magia do evento de lado e compareceram em peso para a manifestação.
O discurso de abertura durou mais que uma hora, com a presença do deputado federal Carlos Minc, o ex-BBB e deputado federal Jean Willys, Toni Reis, da ABGLT (Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais), entre outros.
Este ano, a Parada teve como tema a luta pela criminalização da homofobia. O projeto PLC 122/06, que caracteriza em crime a discriminação e o preconceito contra homossexuais, está parado no Senado devido a forte pressão de grupos religiosos.
A manifestação teve início com a cantora Jane de Castro cantando o Hino Nacional. Logo em seguida, Leira Maria animou o público com o hino da Parada, "O Bom é Beijar".
Durante o evento, que conta com 13 trios elétricos, foram distribuídas camisinhas masculinas e femininas. Além disso, quem foi à Parada pode usar serviços oferecidos por tendas, como vacinação da hepatite B e o teste anti-HIV.
Abaixo, confira fotos da concentração.