Em sua terceira edição, que acontece no dia 7 de novembro, o Festival Planeta Terra 2009 promete entrar pra história dos festivais musicais brasileiros. Já consolidado como um dos maiores eventos do Brasil, o Terra já trouxe para cá a banda Bloc Party – que tem à frente o homossexual assumido Kele Okereke – The Breeders, Kasabian, Kaiser Chiefs, Jesus and Mary Chain e a cantora inglesa Lily Allen, que recentemente se apresentou no Brasil pela segunda vez.
Este ano o Terra será realizado nas dependências do parque Playcenter e o povo vai poder se divertir também com os brinquedos. Muita gente não gostou da localidade, prefere o estilo das edições anteriores que foram realizadas em galpões. Serão montados dois palcos: O Coca-Cola Zero Stage e o Sonora Main Stage.
Estão programados para subir nos dois palcos os seguintes grupos e artistas: o cantor bissexual e montado Patrick Wolf, Iggy Pop And The Stoogies, Sonic Youth, o DJ alemão Anthony Rother, a dupla Ting Tings, Maximo Park, Primal Scream, Metronomy, DJ Etienne de Crécy, Macaco Bong, N.A.S.A, Móveis Coloniais de Acaju, EX!, . A seguir você confere um pequeno perfil das principais atrações e daquelas que nós consideramos estar mais próximas do público gay.
Patrick Wolf – O multi-instrumentista bissexual de apenas 26 anos se apresenta às 21h no palco Coca-Cola Zero Stage. A apresentação de Patrick promete, pois o moço se monta e faz um som que mistura música eletrônica com clássica. Destaque para o single e parar o vídeo "Hard times". Clique aqui e confira a performance do rapaz.
Iggy Pop and the Stoogies – O cantor Iggy Pop é considerado ícone máximo do punk rock mundial. Pela segunda vez ele e sua banda, The Stoogies, voltam ao Brasil. Tocaram por aqui em 2005 no Claro que é Rock e levaram uma multidão à loucura. Quem esteve lá sabe do que se trata. Ninguém fica parado nesse show. Clique aqui e confira o que te espera. Iggy Pop se apresenta 0h15 no palco Sonora Main Stage.
Sonic Youth – Assim com o tio Iggy é o pai do punk rock, a banda nova-iorquina Sonic Youth é mãe e pai do rock alternativo e influencia milhares de bandas até hoje. Impressionante é notar como eles conseguiram se manter autênticos até hoje. Essa é a terceira apresentação da banda. Estiveram por aqui no extinto Free Jazz Festival e também tocaram no Claro que é rock. Clique aqui e confira. O Sonic Youth se apresenta às 22h15 no palco Sonora Main Stage.
Primal Scream – Os escoceses estão juntos desde 1982, a banda é formada por alguns dos remanescente do Jesus and Mary Chain. O disco que tornou a banda mundialmente conhecida foi "Screamdelica", de 1991. No começo do século XXI a banda radicalizou o seu som, que já não era tão comercial, e abusou dos sintetizadores. Essa fase pode ser conferida nos excelentes discos "EXTRMTR" e "Evil Heat". Porém em 2006 eles voltaram a limpar o som. A banda está em turnê divulgando o seu último trabalho, "Beatiful future", que é bem bom. Clique aqui e confira a performance da banda. Eles se apresentam às 20h30 no palco Sonora Main Stage.
Maximo Park – os britânicos dessa banda fazem um ótimo indie rock. Já foram comparados com Franz Ferdinand, na verdade são bem melhores do que estes, e também com o Pulp. Estrearam com o disco "A certain trigger", chamaram a atenção da mídia e de outras bandas, tanto é que abriram turnê para o Kaiser Chiefs em 2007. Lançaram em maio deste ano o ótimo "Quicken the Heart" e mostram que são uma das melhores bandas atualmente. Confira aqui vídeo da banda. Eles se apresentam às 19h no palco Sonora Main Stage.
Copacabana Club – o grupo curitibano foi formado em 2007 e logo de cara já bombaram. Pra se ter uma ideia a música "Just do it" foi usada em uma campanha do canal Fox. Riqueza né? A comparação com o Cansei de Ser Sexy é inevitável, som "estilo festa" e "vamos beber muito", é por aí. Eles se apresentam às 19h30 no Coca Cola Zero Stage. Confira aqui vídeo da banda.
Anthony Rother – o DJ alemão faz um som eletro progressivo e será o responsável por segurar a galera até as 4h da manhã no palco Coca-Cola Zero Stage. Para quem gosta de som eletrônico que trabalha em cima de repetições por longo períodos vai adorar. É perturbação pura.