in

Peça em SP retrata história de gay que foge da ditadura para viver como travesti na Espanha

Dirigida por Nelson Baskerville, a peça "Luis Antonio – Gabriela" estreia nesta quarta-feira (16), no Centro Cultural São Paulo (CCSP), na capital paulista.

Com uma história oriunda do próprio universo biográfico do diretor, o espetáculo narra a trajetória de seu irmão, o Luis Antonio do título, que nos anos 60, durante a ditadura militar, vai para a Espanha viver como travesti.

Em 2002, Baskerville recebeu a ligação de sua mãe que lhe contava que o seu irmão tinha falecido. "Ele era aquele irmão, oito anos mais velho, que sempre mantive na sombra, só alguns poucos amigos sabiam da sua existência. Ele era aquele que, além de me seduzir e abusar sexualmente, fazia com que muitos dedos da cidade de Santos fossem apontados para nós, os irmãos da ‘bicha’", fala o diretor sobre o irmão.

Baskerville também relata que a notícia da morte de Luis Antonio não o abalou nem um pouco. Mas, para sua surpresa, quando sua irmã foi investigar onde Luis Antonio vivia para cuidar das papeladas, a embaixada entrou em contato para avisar que o irmão estava vivo e residia em Bilbao. Sua irmã foi ao encontro de Luis Antonio e lá descobriu que ele agora se chamava Gabriela, era viciada em cocaína e portadora do vírus HIV.

O diretor diz que, por conta da irmã, Maria Cristina, a família passou a ter notícias de Luis Antonio, que faleceu de fato em 2006. Baskerville admite que nunca mais viu o irmão e afirma que, ao invés de ir atrás dele e posteriormente acompanhar seu enterro, preferiu escrever a peça.

Serviço:
"Luis Antonio – Gabriela"
Onde: Centro Cultural São Paulo – R. Vergueiro, 1000 – Metrô Vergueiro
De 16/03 a 23/04
Quarta a sábado, às 21h
Entrada franca. Precisa chegar com uma hora de antecedência para retirar o ingresso.

Desbravador de sete mares

Livro exibe os corpos nus e deslumbrantes dos jovens astros da Belami