in

Peças com temática homossexual estreiam em SP

Os palcos paulistanos recebem nas próximas semanas duas novas peças que tratam da homossexualidade. A primeira, "Honey", escrita pela ousada dramaturga britânica Shelagh Delaney, traz um personagem gay que assume a paternidade do filho da protagonista. Já no espetáculo "Eu Te Amo por 48 Horas" uma travesti se apaixona por um executivo transtornado.

Cada uma a seu modo, "Honey" e "Eu Te Amo por 48 Horas" falam do universo gay sem os estereótipos que ainda persistem em peças com a mesma temática. Selecionada para integrar a programação do 13º Cultura Inglesa Festival, "Honey" tem como pano de fundo a Inglaterra de 1950 e conta a história da adolescente Jo e suas relações com todos ao redor: Helen, a mãe irresponsável; Peter, o padrasto alcoólatra; Jimmie, um marinheiro negro com quem namora, e Geofrey, um amigo homossexual. No elenco estão Fernanda Gama, João Fábio Cabral (foto), que interpreta Geofrey, José Trassi, Lavínia Pannunzio e Francisco Eldo Mendes.

A diretora Fernanda D´Umbra explica que "Honey" procura levar ao palco a discussão sem caricaturas sobre relacionamento interracial e homossexualidade. Um dos destaques do espetáculo é a sua trilha sonora, executada ao vivo por um trio de músicos de jazz (Caio Areias, Rubens K. e Wagner Antunes) impecavelmente vestidos, contrastando com a realidade dos personagens.

Produzida pela Cia de Arte Atores de Anga e dirigida por Lineu Carlos Constantino, "Eu Te Amo por 48 Horas" traz Rafael Hernandes e Paulo Moraes, que também assina o texto, interpretando um executivo que sofre uma decepção profissional e uma travesti que se apaixona por ele.

Segundo Moraes, a peça busca "humanizar" a figura da travesti, alternando momentos cômicos com momentos dramáticos. "O espetáculo desmistifica a imagem ruim da travesti, vítima do preconceito da sociedade", diz. "Buscamos uma encenação ágil, dinâmica, cúmplice de seu público e de sua época, trazendo para discussão dois temas de fundamental apelo: o distúrbio emocional por situações de estresse e a dura realidade de um homem que aceita assumir a sua condição sexual e de vida", completa.

Serviço:
"Honey"
Estreia dia 21 de maio (apenas quatro apresentações)
Teatro Cultura Inglesa-Pinheiros (rua Deputado Lacerda Franco, 333 – Tel.: 3814-0100)
Quinta-feira a sábado às 21h. Domingo às 16h.
Ingresso: um livro novo ou usado (a troca de livros por ingressos acontece de quarta a sábado das 15h às 21h; domingos das 17h às 20h).

"Eu Te Amo por 48 Horas"
Estreia dia 5 de junho
Teatro Studio 184 (Praça Roosevelt, 184, Centro).
Ingresso: R$ 20,00 (meia-entrada para estudantes, idosos e profissionais da área).
Mais informações: www.atoresdeanga.com.br

Após homofobia, McDonald’s capacita funcionários sobre diversidade sexual

Concurso Mister Gay Brasil começa a definir candidatos para a grande final