O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou na quarta-feira (9) os dados sobre o casamento entre pessoas do mesmo sexo: 3.701 uniões legalizadas.
+ Grupo faz denúncia coletiva pela cassação de Jair Bolsonaro; saiba
Devido a resolução do Conselho Nacional de Justiça de 2013, que frisa que todos os cartórios devem realizar a união civil entre pessoas do mesmo sexo, foi possível que o IBGE incluísse pela primeira vez tais casamentos.
De acordo com o levantamento, os casamentos gays representam 0,35% do total de casamentos héteros. Eles ocorreram 52% (1926) entre mulheres e 48% (1.775) entre homens. A idade média é de 37 anos para os homens e 35 para as mulheres.
A maioria dos casamentos ocorreu no Sudeste – 2.408 – sendo que São Paulo corresponde a 1.945 deles, o Rio de Janeiro com 211 e Minas Gerais contabilizou 209 casamentos. Os sete estados da Região Norte registraram juntos 56 registros. E o Acre teve apenas um durante 2013.
+ Ministério da Justiça inclui casais homoafetivos em arte para o Dia Nacional da Família
De acordo com o pesquisador Ennio Mello, o número ainda é pequeno porque, muitas vezes, o principal motivo do casamento é apenas "salvaguardar os direitos dos cônjuges, com pensão e herança", declarou ao jornal Folha de São Paulo. Ele diz que campanhas de Ongs e tribunais estaduais, que promovem os casamentos coletivos, devem fazer os casamentos entre homoafetivos aumentarem.