Durante encontros estatais realizados na semana passada na cidade de Gandía (Valência), a Federação de Lésbicas, Gays, Transexuais e Bissexuais (FELGTB), principal entidade de luta pelos direitos de GLBT na Espanha, definiu o tema das paradas do Orgulho em 2008: “Pela Visibilidade Lésbica”. Na capital espanhola, Madri, a manifestação está marcada para acontecer em 5 de julho.
Em entrevista ao jornal “El Plural”, Carmen Hernández, coordenadora da área de políticas lésbicas da FELGTB, disse que o tema faz “referência específica” à contribuição de lésbicas para o reconhecimento dos direitos que reivindica a entidade. “Ficou latente este ano que somos um movimento plural e autocrítico”, afirmou a ativista.
Nos encontros, a FELGTB também pediu para que o Partido Popular (PP) retire recurso no Tribunal Constitucional contra a lei de Igualdade de sexos, “porque pela primeira vez se reconhece um plano de igualdade com o resto da sociedade, sem discriminação sexual”.
Outra importante reivindicação da FELGTB é para que o governo espanhol garanta “a independência do poder legislativo e judiciário da Igreja Católica” ou qualquer outro tipo de religião.