Aloizio Mercadante é candidato ao governo de São Paulo pelo Partido dos Trabalhadores (PT). Historicamente, PT e DEM (Democratas) são adversários na cidade, e a candidatura de Mercadante tenta derrubar uma hegemonia tucana que governa o estado há 16 anos.
Mas, para a surpresa de todos, o senador comemorou em seu Twitter o controverso apoio que recebeu do vereador evangélico e homofóbico Carlos Apolinário (DEM). Para Mercadante, o apoio de Apolinário é "importante". "Recebi importante apoio do líder do DEM na Câmara Municipal/SP, Carlos Apolinário, à minha candidatura ao gov. do Estado", escreveu Mercadante em seu microblog.
Os Democratas estudam expulsar o vereador do partido por conta de suas declarações. Vale lembrar que Carlos Apolinário tem feito ataques sistemáticos a qualquer política de apoio às questões gays. Foi contra a distribuição de camisinhas e gel na Parada Gay; é contra a Parada na avenida Paulista e também se posicionou publicamente contrário à criação do Centro de Informações Turísticas GLS. O vereador disse ainda que o movimento gay e a gestão do prefeito Gilberto Kassab (DEM) querem transformar a cidade de São Paulo numa "metrópole gay".
Recentemente, a vereadora Mara Gabrilli, que é do PSDB, partido aliado ao DEM na Câmara Municipal de São Paulo, concedeu entrevista exclusiva ao site A Capa. Gabrilli disse que Apolinário tem uma "visão limitada das pessoas" e afirmou que não pode ser "aliada" de alguém que é "contra a diversidade".
Duas perguntas ficam no ar: Será que Mercadante vai convidar Carlos Apolinário para subir em seu palanque nas eleições? Já que o senador considera "importante" o apoio de Apolinário, será que compartilha das opiniões do vereador a respeito das políticas gays?