Menu

Conteúdo, informação e notícias LGBTQIA+

in

“Personagem gay só quando a sociedade estiver aceitando e preparada”, diz Mauricio de Sousa

Criador da Turma da Mônica e com 50 anos de carreira recém completos, Maurício de Sousa foi o entrevistado de ontem do programa Roda Viva. Durante o programa, o cartunista comentou a possibilidade de surgir um personagem gay nas histórias em quadrinhos. Mas a perspectiva de que isso aconteça em breve não é tão boa.

"[Personagem gay só] Quando a sociedade estiver, toda ela, aceitando e preparada para isso", esquivou-se Maurício, que foi mais "simpático" ao comentar as gírias gays da personagem Denise. Em janeiro deste ano, em entrevista a revista Veja, Maurício afirmou que muita gente pede para que ele crie um personagem gay. Ao comentar a linguagem de Denise, o cartunista levanta a suspeita de que há um "amigo gay oculto" nas páginas do gibi.

"A Denise está falando esse tipo de linguagem porque provavelmente conhece alguém. Mas e daí? É uma linguagem tão rica que tem muita gente pedindo uma revista da Denise. O que se fala, o que se vive, eu tento por no papel. E enquanto não houver censura vou continuar fazendo isso", afirmou.

Denise foi um personagem adotado como preferido do roteirista Emerson Abreu que, em entrevista ao site A Capa, explicou as referências que o levaram a inserir na personagem gírias gays como "A louca", "Quem é a bonita?", "Pão com ovo".

Sair da versão mobile