in

Pesquisa aponta que 20% dos brasileiros acreditam que só prostitutas e gays pegam Aids

De acordo com uma pesquisa feita com 2.002 pessoas, a pedido do Programa Municipal de DST Aids de São Paulo, 19,2% da população paulistana acredita que homossexuais e prostitutas são os únicos a correr o risco de contrair o vírus HIV.

Do total, 11% dos entrevistados disseram que sempre têm resistência a usar o preservativo. Já 14% declarou as vezes. "Isso mostra que as pessoas acham que não são vulneráveis ao vírus. É importante continuar investindo na ideia de que não há grupo de risco", afirmou Celso Monteiro, coordenador do programa, à Folha de São Paulo.

Outro dado apontado é a demora com que sorospositivos levam para buscar o tratamento após saberem da existência do vírus. "Eles têm medo dos efeitos colaterais e de ter de tomar remédio várias vezes ao dia", explica a infectologista Zarifa Khoury, coordenadora de assistência do Programa de DST/Aids de São Paulo.

Vale ressaltar que a melhor maneira de combater o vírus HIV é impedir sua multiplicação. Para que o tratamento anti-HIV seja mais eficaz, é recomendável iniciá-lo antes que a pessoa tenha alguma doença e que o seu sistema imunitário esteja muito enfraquecido.
 

Militares transexuais poderão usar uniforme feminino na Argentina

Parada Gay de São Paulo inicia votação pública para escolher tema de 2012