Segundo pesquisa realizada pela Glaad (Gay and Lesbian Alliance Against Defamation), aumentou o número de personagens gays, lésbicas e bissexuais na TV norte-americana.
A pesquisa refere-se às temporadas mais recentes. Na temporada 2008-2009, os personagens gays reunidos chegavam a 2,6%. Na temporada 2009-2010, eram 3%. E na atual temporada, registrada como 2010-2011, já são 3,9%.
A Glaad analisou cerca de 80 séries de drama e de comédia, veiculadas pelos canais ABC, CBS, CW, FOX e NBC, concluindo assim que houve um boom de personagens do gênero. A série vampiresca "True Blood", por exemplo, tem sozinha seis personagens gays.
Séries como "Modern Family" e "Glee" (na foto, Chris Colfer como Kurt) são apontadas como importantes ferramentas nesse processo, já que mostraram personagens gays de forma moderna e atual, sem os ranços do passado.
"Isso não só reflete mudanças na cultura norte-americana como também mostra uma nova indústria na qual os criadores estão prestando atenção", declarou Jarrett Barrios, presidente da Glaad.