in

Pesquisa: falta de libido afeta 22% das mulheres

Segundo informações da Agência Estado, dados do Estudo da Vida Sexual do Brasileiro, elaborado pelo Projeto Sexualidade (ProSex) do instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, revelam que 22% das mulheres de todas as idades têm problemas com relação ao desejo sexual. O número salta para 40% na faixa de mais de 50 anos.

A coordenadora do ProSex Carmita Abdo recomenda que se a falta de desejo ultrapassar 6 meses é importante que se procure tratamento para investigar a causa. Abdo afirma que é natural que a mulher tenha queda de libido se está muito concentrada no trabalho, vive um momento de estresse intenso ou perdeu algum ente querido. Mas existem também fatores físicos que determinam a falta de apetite sexual: desequilíbrios hormonais, efeitos colaterais de antidepressivos, diabete, anticoncepcionais ou medicamentos contra hipertensão.

Entretanto, as causas emocionais são as mais comuns. “A depressão, a ansiedade e o estresse patológico inibem o desejo”, explica a médica. “A mulher ansiosa tem a atenção multi-dirigida. Não consegue relaxar e se concentrar na relação sexual”. A falta de intimidade ou decepção por causa de infidelidade também pode ajudar na insensibilidade sexual.

Lésbica de Nova Jersey condenada por agressão

Dyke Chef