A Associação Colegas e o Distrito de Sevilha iniciaram em conjunto um estudo que irá mapear o grau de homofobia a que estão sujeitos lésbicas, gays, bissexuais, transexuais e travestis que vivem na província de Sevilha. Segundo informou o grupo e o governo local, o resultado da pesquisa deverá ser publicado no segundo semestre de 2009.
A idéia da pesquisa é integrar a comunidade LGBT à sociedade de Sevilha e, com os resultados, chamar a atenção das autoridades para dessa forma extinguir a prática de agressões físicas e psicológicas por conta da orientação sexual.
O estudo foi batizado de ‘O Colegómetro’ – em referência ao nome do grupo que está a frente do projeto, que pretende ser um termômetro constante contra a homofobia e da tolerância do povo da província.
Para a realização da pesquisa, que será realizada através de perguntas, serão espalhados vários pontos de entrevistas, entre centros culturais e associações.
Segundo dados do Observatório da Diversidade e Orientação Sexual (ODOS), Sevilha é a segunda província de Andaluzia com maior número de casos homofóbicos, tanto físicos quanto psicológicos.