in ,

Pisada de Ouro! Confira dicas espertas para ter pés saudáveis e prontos para o dia-a-dia

Os pés merecem toda nossa atenção. Companheiros diários, quase sempre os deixamos renegados, nunca lhes dando a atenção devida. Ter um pé saudável, bonito e pronto para encarar a correria do dia-a-dia não é luxo e sim necessidade.

Cuidados rápidos e diários podem evitar doenças como micose, frieiras e calos. "Ter boa higiene, esfoliar pelo menos uma vez por semana e hidratar os pés todos os dias são algumas das dicas básicas", diz Mônica Mendonça Rodrigues, coordenadora de podologia da rede Doctor Feet. A seguir, confira os cuidados que você deve tomar para ter seus pés em dia.

LAVAGEM E SECAGEM
Não basta deixar a água escorrer durante o banho. É necessário passar o sabonete com atenção por toda a região, inclusive entre os dedos. Depois é necessário enxugar bem os pés, principalmente entre os dedos, para não acumular umidade. É preciso que os pés estejam completamente secos antes de colocar a meia e o calçado. A umidade faz aumentar as chances de proliferação de bactérias e fungos, causadores das micoses e do mau cheiro.

ESFOLIAÇÃO
Outro cuidado importante é uma esfoliação semanal para retirar as células mortas. A pele dos pés é mais espessa e resistente do que a de outras áreas do corpo, por isso facilmente a sola fica com calosidade e células mortas. O ideal é que a esfoliação seja feita logo após o banho, quando a pele está mais mole. As lixas devem ser usadas em movimentos circulares na região da sola e dos calcanhares.

HIDRATAÇÃO
Assim como a esfoliação, a hidratação da região, muitas vezes esquecida, também é importante. Existem produtos específicos para a área dos pés, que costumam ressecar com mais facilidade. É indicado que a hidratação seja feita uma vez ao dia. Mas não se deve passar o hidratante entre os dedos para evitar o excesso de umidade, como já foi dito.

PROTEÇÃO
Sempre que se expor ao sol, nunca se esqueça de passar o protetor nos pés. Muitos se esquecem da região, o que pode ocasionar um câncer de pele. O protetor ainda evita o ressecamento.

CALÇADOS E MEIAS
Andar sempre calçado evita o engrossamento da pele dos pés. Mas é preciso ficar atento ao tipo de calçado. O uso de sapatos apertados e não arejados facilita o aparecimento de calos. Os calçados devem ter um pequeno salto, de 5 cm, para melhorar a postura e evitar a dor nas pernas e nas costas. Uma postura incorreta, que tenha como consequência uma pisada errada, também pode facilitar as calosidades. Na hora de escolher as meias, opte pelas de algodão. O material absorve melhor a transpiração, protegendo os pés dos fungos e bactérias.

UNHAS EM DIA
Corte as unhas no máximo de 15 em 15 dias, de preferência após o banho. Não é indicado deixar as unhas muito curtas, nem muito compridas. As unhas muito grandes podem acumular resíduos e sujeiras embaixo. Já se estiverem muito curtas, podem encravar. As cutículas não devem ser retiradas, pois são uma proteção contra a entrada de microorganismos. É indicado o uso de óleos naturais nas unhas e cutículas para hidratá-las.
Saiba também as causas, como prevenir e o tratamento das principais doenças que acometem os pés.

MICOSE
"A micose é causada por fungos, quando atinge a unha é chamada de onicomicose", explica Mônica. Para prevenir a doença, além das dicas acima, aconselha-se usar calçados em praias, piscinas e chuveiros públicos; deixar os calçados em local ventilado e lavar os tênis e palmilhas. "O tratamento é bastante demorado, de seis meses a um ano", diz a técnica em podologia. O paciente tem de fazer uso de medicamentos de uso tópico e também oral. Existem alguns óleos essenciais naturais, como o de melaleuca, que também podem auxiliar no tratamento.

FRIEIRA
A frieira também é causada por fungos que se desenvolvem com a umidade dos pés dentro dos calçados. "A prevenção deve ser a mesma utilizada para evitar a micose", orienta Mônica. O tratamento é feito com antissépticos e fungicidas específicos.

CALOS
As calosidades são causadas por atrito, seja por calçados inadequados, aumento do peso corporal ou alguma patologia sistêmica. "A prevenção é feita com hidratação, uso de sapatos adequados e palmilhas, de silicone por exemplo, que absorvem o atrito", explica a podóloga. A calosidade só tem cura se for retirada totalmente sua causa. Mas é possível diminuir muito o incômodo causado por ela, para isso é necessário que a pessoa visite o podólogo no mínimo mensalmente para tratar a região afetada.

Outra dica bacana é a Reflexologia. "Através de uma massagem, seguimos os pontos reflexos de todo o corpo que se encontram nos pés. Além de relaxar, alivia os sintomas causados pelo estresse, cansaço e melhora a circulação", explica Mônica.

Agora você não tem mais desculpa para cuidar bem dos seus pés!

Que grupo, de fato, quer impor comportamento único no Brasil?

Ex-petroleiro saradão investe na carreira de modelo; confira fotos do gato