in

Pitboy acéfalo, gay colocado e traficante moderninho são protagonistas de livro

Virou moda e essa a gente vai seguir. Depois de uma reportagem no Folhateen e uma página de Cotidiano, a gente aqui da redação do A Capa também vai indicar uns livros pro seu verão. Uma forma também de falar de livros GLS que, por motivos de força maior, não foram resenhados ao longo do ano.

Começo então a dica com Porra, um livro do jornalista João Ximenes Braga, que já foi correspondente do jornal O Globo em Nova York. Se você é carioca e/ou ama o Rio deve gostar dele. Aliás, se você adora uma noitada, sexo, drogas e música eletrônica, vai gostar desse livro. E mesmo que não faça parte desse mundinho vai gostar também.

Apesar de ter sido lançado em 2003, Porra deve agradar o seu verão. Numa era pré-chegada da The Week (e sua recém-inaugurada área externa) os personagens desse romance (?) são um arquiteto gay que vive colocado, um pitboy com mais massa muscular que cerebral e um moderninho traficante de baladas da zona sul carioca.

Irônico e ácido até o talo, o livro é cheio de piadas sutis e referências à cena eletrônica. De narrativa ágil, os personagens destilam seus venenos em comentários sempre bem humorados contra hábitos sociais, mentalidade da classe média, até que as narrativas começam a se encaixar e embora seja clichê dizer isso, com a ressalva de que o livro não é nada clichê, os destinos dos personagens começam a se fundir e entrelaçar.

Vale por destrinchar hábitos noturnos sem fazer julgamento moral com nenhum deles e porque em uma parte ou outra do livro, você vai ter vontade de sair de casa e se jogar na boate mais próxima.

Lésbicas ficam mais tensas que mulheres héteros durante festas de fim de ano

Videocast