Diversos ativistas estão sendo presos ao longo dessa semana na Rússia. Um grupo resolveu protestar contra as absurdas leis aprovadas contra a comunidade LGBT através de uma boicote aos Jogos Olímpicos de Inverno 2014, que aconterão em Sochi.
O ativista Nikolai Alexeyev, chefe do grupo Gay da Rússia, foi um os detidos. Essa não é a primeira vez que Nicolai sofre esse tipo de represália, o jovem é um dos nomes mais visados do ativismo russo e frequentemente é barrado e ameaçado por policiais durante protestos.
Outro representante da organização foi preso enquanto dava uma entrevista a uma TV local.
"Estamos protestando contra as violações aos direitos LGBT na Rússia, contra a proibição aos nossos protestos pacíficos em Sochi. Nossa tentativa de registrar a organização do orgulho gay em Sochi foi considerada ilegal e extremista, então, estou jogando com as palavras aqui "Olympic Games" (Jogos Olímpicos), Olympic Gays. Ninguém teria problema com isso em qualquer lugar do mundo, mas na Rússia, por algum motivo", explicava o ativista, quando foi interrompido e levado por policiais.
Ativista é preso durante entrevista
No total, dez manifestantes foram detidos. Segundo o jornal "The Moscow Times", logo depois eles foram liberados e serão acusados de realizarem um evento não autorizado pelas autoridades.