A segunda edição da “Jornada Formativa de Segurança Pública e Cidadania LGBT” começou na última terça-feira (04) no auditório Adauto Belarmino, no 7º andar do Edifício Central do Brasil, no Rio de Janeiro, reunindo policiais civis e militares que farão cursos para melhor lidarem com a comunidade LGBT.
Durante o evento, o Hino Nacional foi cantado pela travesti Jane Di Castro. Durante 18 meses, os agentes participarão de 40 encontros regionais com especialistas formados pelo Programa Estadual Rio Sem Homofobia.
De acordo com Claudio Nascimento, um dos idealizadores do projeto, Cláudio Nascimento, é o maior programa de capacitação de policiais sobre homofobia e cidadania LGBT que existe no país.
A primeira edição da Jornada já capacitou cinco mil agentes, que atuam em delegacias e batalhões da capital. Além de ter sido premiada pela União Europeia com a certificação de boas práticas de políticas públicas LGBT.
Espera-se que nesta nova edição mais seis mil PMs e inspetores da Polícia Civil que trabalham em unidades fora da capital passem pelo treinamento.