Uma campanha que já começa a circular pela internet deve tomar conta da avenida Paulista no próximo domingo (25), quando acontece a maior parada GLBT do mundo.
Realizada pelo grupo Católicas pelo Direito de Decidir em colaboração com o Grupo Corsa, Liga Brasileira de Lésbicas (LBL-SP), Igreja da Comunidade Metropolitana (ICM) e ONG Brasil para Todos, a campanha se dará por meio de cartões postais e banners, em duas versões, uma protagonizada por um casal gay e outra por um casal lésbico. O slogan é: “Por que o seu amor pode e o meu não?”
“Trata-se de mandar um recado à sociedade brasileira: somos católicas, mas não concordamos com a condenação reiterada da homossexualidade pela hierarquia eclesiástica. Somos a favor da liberdade de todas e todos de decidir sobre seu próprio corpo, seu desejo, sua sexualidade. E de viver prazerosamente e sem culpa seu relacionamento afetivo-sexual, tão legítimo quanto o heterossexual imposto como norma”, explica Valéria Melki Busin, da Católicas pelo Direito de Decidir.
A iniciativa de promover a campanha ocorre há vários anos, com algumas modificações eventuais no formato. “Em 2005, um grupo de cinco mulheres fantasiadas e usando altas pernas de pau foram contratadas para levar as faixas, foi muito bonito e emocionante”, relembra Valéria.
Desde 2006, no entanto, o grupo tem trabalhado com foco maior nos postais e nos grandes banners que acompanham o trajeto da parada. “Temos feito parcerias com o movimento GLBT para pensar a campanha. Em 2007, a Associação da Parada de Orgulho GLBT de São Paulo (APOGLBT) nos convidou para criarmos em conjunto o conceito dos banners, o que se repetiu neste ano”, conta a militante e escritora.
Foram impressos 10 mil postais, sendo 5 mil para a VI Caminhada de Lésbicas e Bissexuais, que acontece no sábado (24), e 5 mil para a parada. Eles serão distribuídos gratuitamente em 70 pontos da capital paulista pela empresa MICA. Os pontos incluem bares e clubes, mas também o circuito cultural e livrarias, como Cultura e FNAC. Neste ano, 1125 postais serão também distribuídos em 15 cidades do Norte e Nordeste do Brasil. “Com isso, esperamos levar a mensagem para regiões em que há pouco ou nenhum material deste tipo”, destaca Valéria.
A campanha de 2008 também conta com 130 banners gigantes para acompanhar o trajeto da parada, confeccionados pela APOGLBT. A novidade neste ano ficou por conta da parceria entre o grupo Católicas pelo Direito de Decidir e a LBL.