A ONG Casarão Brasil traz a São Paulo a exposição “Por um Mundo Eclético”, do artista plástico Leo Brizola, para marcar as comemorações da Semana do Orgulho LGBT.
O artista tem 30 anos de carreira e já realizou exposições individuais no MAM do Rio de Janeiro, na Grande Galeria do Palácio das Artes em Belo Horizonte e em Nova Iorque. Sua obra comporta uma pluralidade de temas que envolve o comportamento humano, incluindo a sexualidade e a ética, com multiplicidade de suportes e propostas.
Embora o tema da sexualidade não seja o principal no trabalho de Brizola, o artista diz que o assunto acaba sendo abordado em sua arte de várias maneiras: “Numa das telas desta exposição, chamada Ganimedes, por exemplo, ilustro a lenda grega do filho de Europa, uma princesa fenícia que é raptada por um touro e levada até Creta. O touro é um Deus disfarçado com o qual Europa teve vários filhos, dentre eles, o Rei Minos, que é considerado, historicamente, o primeiro personagem bissexual da mitologia grega.”
A mitologia do povo grego, aliás, possui grande relação com a semana do Orgulho LGBT. “As referências ao grande respeito e à variedade de comportamentos sexuais que povoam as lendas da Grécia possibilitam explicar, poeticamente, essa multiplicidade de desejos e afetos. Pelo menos esse é meu objetivo quando retomo lendas já quase esquecidas, mas extremamente atuais.”
O evento conta ainda com a presença do Príncipe Indiano Manvendra Singh Gohil, que pertence a uma das famílias mais nobres e mais antigas do Estado de Gurajat no nordeste da Índia, e que ficou conhecido internacionalmente por declarar publicamente sua homossexualidade contrariando todos os costumes, tradições e leis de seu país.
Serviço:
Exposição “Por um Mundo Eclético”, do artista plástico Leo Brizola
De 12 de junho a 31 de julho, de segunda-feira a sexta-feira das 11h às 17h.
Local: Rua Frei Caneca, 1.057, Consolação.
Entrada franca.