Para os empresários que desejam entender o intrincado e complexo mercado LGBT, Franco Reinaudo e Laura Bacellar estão lançando “O mercado gls – Como obter sucesso no segmento de maior potencial na atualidade”.
No livro, Reinaudo, da Associação Brasileira de Turismo GLS (ABRAT GLS) e Bacellar, da editora lésbica Malagueta, apresentam um perfil do público que constitui esse mercado e suas características peculiares. Indicam também o caminho para que empreendedores tenham sucesso na investida e explicam, com base nos erros mais comuns, como qualquer empresa pode, a partir de uma comunicação acertada e de um atendimento cuidadoso, cativar essa clientela crítica e exigente. O livro traz ainda um glossário de definições e termos sobre as minorias sexuais e sugestões de etiqueta GLS, para não fazer feio na hora de atender esses clientes.
“Nós resolvemos escrever esse livro para dar diretrizes bem claras e concretas para as empresas, tanto as que trabalham apenas com o público homossexual quanto as que querem trabalhar também com este público entre suas atividades tradicionais”, explica Laura Bacellar. “Nesses mais de dez anos em que atuamos no segmento — eu com livros, o Franco com turismo — a gente já viu de tudo, inclusive muitos erros espetaculares. Muita gente ouve falar que esse é um segmento mais rico do que a média da população (o que é verdade) e aí tem idéias mirabolantes, completamente infundadas na realidade”, acrescenta.
Bacellar cita como exemplo o caso do resort gay que havia sido planejado para ser aberto em Lagoinha, no Ceará, mas que não durou nem duas semanas. “Ele era muito mais caro do que a média dos hotéis da região, sem nada que o diferenciasse para os gays ou que justificasse o preço mais alto, e inacreditavelmente mal localizado: a praia é linda mas costuma ser invadida por farofeiros nos fins de semana, está na rota de todos os tours de ônibus de turismo e fica super longe das boates de Fortaleza. Você consegue imaginar local menos atraente para gays?”, questiona.
Mas a lista de insucessos é longa e não pára de ser renovada, como ressalta Bacellar. “Quase toda semana chega alguém com uma idéia ‘fantástica’ para gays e lésbicas. A última que soube foi de uma pousada de nudismo para gays e lésbicas no sertão do Nordeste, na qual se nota que o empreendedor não consultou nada nem ninguém, não pensou sobre o público, não separa gays de lésbicas, não tem noção de que a idade é um fator que separa muito os gostos e as preferências, que acha que os milhões de homossexuais brasileiros são todos iguais aos que freqüentam os clubes e as saunas, que basta dizer que tem um negócio gls que vai ficar rico”, diz.
E foi assim, cansados de falar, de dar dicas, de recomendar um mínimo de preparo, que os autores resolveram escrever o livro. “O nosso guia facilita também a vida das empresas que queiram se abrir para a diversidade como mais uma alternativa entre seus negócios, mas que não sabem o que fazer além de colocar uma bandeirinha do arco-íris na entrada. O mercado existe, tem um potencial imenso, está crescendo tanto aqui quanto no mundo, mas é preciso que seja abordado com profissionalismo, para o que nós damos as ferramentas”, conclui Bacellar.
Serviço:
O mercado gls – Como obter sucesso no segmento de maior potencial na atualidade
Autores: Franco Reinaudo e Laura Bacellar
Editora Idéia & Ação
208 páginas
Preço sugerido: R$ 29,90
O lançamento do livro acontece no próximo dia 22 de setembro, das 18h30 às 21h30, na Livraria Martins Fontes (avenida Paulista, 509, em frente ao metrô Brigadeiro).