O último final de semana foi movimentado no país. É que, além da Conferência Municipal GLBT de São Paulo, aconteceram também Conferências Regionais no Rio de Janeiro e no Acre.
Rio
Realizada pelo Governo do Estado no auditório da UERJ, – Universidade Estadual do Rio de Janeiro – a pré-conferência Regional do RJ, que aconteceu nesse último sábado (05/04), abordou temas relacionados ao combate a homofobia e propostas de novas políticas públicas para o Estado.
O evento teve início às 9h com recepção que contou com café da manhã. A cantora Jane Di Castro abriu a cerimônia cantando o hino nacional. Entre os presentes na mesa de abertura estavam a deputada Cida Diogo, a Secretária de Assistência Social Benedita da Silva e o Secretário do Meio Ambiente, Carlos Minc. Após a abertura, fez-se uma análise e um balanço geral das ações das administrações municipal, estadual e federal.
Nas palavras do Superintendente de Direitos Individuais, Coletivos e Difusos da Secretaria de Assistência Social do Rio de Janeiro, Cláudio Nascimento, “a conferência foi muito boa. A sociedade civil foi crítica em relação ao governo, mas mesmo assim soube reconhecer avanços”. Diferente do que foi muito comentado na conferência paulistana – que falta organização ao movimento gay – Claudio percebeu “unidade na conferência carioca”.
Para ele, as propostas elaboradas pelos 11 grupos de discussões estavam claras, objetivas e efetivas. Cerca de 400 pessoas participaram da Conferência. Entre as propostas elaboradas está a criação de uma coordenadoria municipal de atenção aos direitos GLBT; o cumprimento da lei 24.75 – que dispõe sobre discriminação em ambientes comerciais da cidade do Rio. A nível estadual a Conferência quer a criação de um SOS Saúde GLBT e a criação de um Disk Denúncia GLBT. Além do lançamento até junho do Programa Rio Sem Homofobia.
Depois da aprovação dos projetos e a eleição de delegados para a conferência estadual, o evento terminou após às 18h30 com um coquetel de encerramento e a participação da cantora Elza Ribeiro.
A Conferência do Estadual do Rio de Janeiro está marcada para os dias 16, 17 e 18 de Maio, na UERJ.
Acre
A Pré-Conferência Estadual GLBT do Acre, que teve um caráter apenas consultivo, também aconteceu no último sábado (05/04). O objetivo da conferência era de ampliar a discussão sobre os pontos do texto-base que será encaminhado à Conferência Estadual GLBT, que tem data marcada para acontecer nos dias 25 e 26 de abril, em Rio Branco.
Para o Secretário Estadual de Justiça e Direitos Humanos, José Henrique Corinto, “a conferência serve de ponto de partida para que o Estado tenha como meta a promoção da garantia de direitos”. "O Acre tem um avanço significativo e está apontando uma sinalização de tolerância e respeito de todas as posições e facetas da nossa sociedade", afirmou à imprensa local.
Entre os itens abordados durante o encontro e que servirão de pauta para a conferência estadual estão: estimular o legislativo a propor leis que contemplem os direitos humanos para a população GLBT; tratamento digno para mulheres lésbicas no SUS e redução da discriminação contra alunos gays no ambiente escolar.