in

“Preciosa” é o filme do ano

Hoje acontece o Oscar, gostem ou não, é a festa mais importante da indústria cinematográfica, mas falar isso é redundante. O que importa é quem será premiado. Se os organizadores e júri quiserem ousar irão consagrar “Preciosa” e “Guerra ao terror”. Ambos dividem o palco de melhor filme do ano.

“Avatar” é um evento cinematográfico. James Cameron revolucionou o cinema com a sua obra 3D, até uma Câmera foi criada especialmente para o filme. Mas para por aí. O enredo do filme é quase infantil: o capitalista do mal que quer destruir Pandora, terra habitada por seres alienígenas e que contém uma jóia embaixo de sua terra. Nem uma grande atuação a película tem. Portanto, acredito que os prêmios técnicos irão para o filme azul.

No ano passado o grande campeão foi “Quem quer ser um milionário?”, produção independente dirigida por Danny Boyle (Transpotting), levou 8 Oscar para casa. Detalhe: era uma produção londrina. Por isso “Avatar” está em maus lençóis. “Preciosa” e “Guerra ao terror” são produções norte-americanas e que caíram no gosto do público, principalmente “Preciosa”.

Mas, no final acredito que “Preciosa” leve para casa os prêmios de atriz, atriz coadjuvante e roteiro adaptado. Filme e direção podem ir para “Guerra ao terror”. Também posso estar completamente equivocado e a academia decidir por premiar “Avatar” e lhe consagrar. Mas os sinais não indicam isso e dificilmente eles se enganam.

O Oscar, desde o ano passado, tenta recuperar a sua imagem de premiação séria, que não é movida por lobby ou por filmes milionários. Prova disso é que proibiram festas dos filmes indicados para angariar apoio. Outra amostra dessa inclinação a lá Bafta, é que no ano passado consagraram uma produção estrangeira. Portanto, se eles realmente desejam recuperar credibilidade irão entregar estatuetas para “Preciosa” e “Guerra ao terror”.

“Avatar” é um filme importante e que já fez história. Mas é piegas e ruim.

Bueno, você pode conferir a festa do Oscar a partir das 22h no canal TNT e na Rede Globo após o BBB 10.
 

 

Galeria: Com Ran Danker vale a pena quebrar as regras

Guerra ao terror