No próximo domingo (18/09) serão realizadas as eleições em Berlim, na Alemanha. Klaus Wowereit, atual prefeito da cidade, concorre ao cargo pela terceira vez. Klaus ganhou sua primeira eleição em 2001, quando fez a polêmica declaração durante sua campanha: "Eu sou gay, e é bom que seja assim".
O parlamentar, aliás, é bom para frases de efeito. Em 2003, ele soltou a que viria a se tornar o slogan da cidade: "Pobre, porém sexy". A popularidade de Klaus é alta entre os eleitores.
A seu favor, ele tem o fato de ter colocado Berlim no centro dos holofotes. Ao longo da década em que governou a cidade, Berlim foi identificada pela mídia internacional como uma das cidades mais cools do planeta, com uma vida noturna agitada e um custo de vida baixo se comparada às outras cidades européias. Essa mídia espontânea atraiu multidões de artistas e turistas para a cidade.
Berlim é um dos dezesseis estados da Alemanha, tornando-se uma plataforma de lançamento em potencial para uma carreira no cenário nacional. Klaus, que é do partido social democrata, é um dos nomes considerados para substituir a chanceler Angela Merkel, do partido conservador, no comando do país desde 2005.
Mas, nem tudo são flores. Merkel, cujo partido ocupa o segundo lugar nas pesquisas para a prefeitura de Berlim, culpou Wowereit pela taxa de 13% de desemprego da cidade e pelos altos níveis de pobreza infantil. Muitos também acusam Klaus de pensar mais em festa do que em governar.
O fato é que a popularidade de Klaus continua nas alturas. "Wowereit e a cidade, é uma boa ideia", declarou o prefeito na semana passada aos jornalistas para explicar o fato de estar na frente das pesquisas.
Klaus tem 57 anos e cursou a Faculdade Direito antes de ingressar na política. O prefeito mantem um relacionamento desde 1993 com Jörn Kubicki, que é médico neurocirurgião. Em 2007, Klaus lançou sua autobiografia "Sou gay e é bom que seja assim", em referência a frase dita na sua saída do armário.