in

Prefeito participa de abertura do 4º Encontro Paulista LGBT em São Carlos

Às 10h de hoje, sexta-feira (03/07), teve início oficial o 4º Encontro Paulista LGBT, organizado pela ONG Visibilidade LGBT, Fórum Paulista LGBT e Prefeitura de São Carlos. Participaram da mesa de abertura o prefeito de São Carlos, Oswaldo Barba (PT), Alexandre Sanchez, presidente da ONG Visibilidade; Silvana Donati, ex-vereadora da cidade; a secretária de Cidadania, Rosilene Mendes dos Santos, e o ex-prefeito Nilton Lima.

O primeiro a falar foi Alexandre Sanchez, da ONG Visibilidade LGBT, que ressaltou os avanços das cidades em torno da questão LGBT e a criação do Conselho da Diversidade. Após o jovem ativista, quem discursou foi a ex-vereadora Silvana Donati, que fez questão de deixar claro que a cidade de são Carlos, conhecida como a cidade da "tecnologia", será agora reconhecida como a cidade da "diversidade".

Já a secretária de Cidadania, Rosilene Mendes dos Santos, disse que no Brasil é muito "difícil unir cidadania e assistencialismo" e revelou se sentir "orgulhosa" por fazer parte da Prefeitura de São Carlos desde 2001. Por fim, ela parabenizou o "jovem protagonismo" da ONG Visibilidade. Nilton Lima, ex-prefeito, classificou como uma "alegria" poder estar presente no encontro gay paulista e também ressaltou que a gestão petista "luta contra o preconceito desde 2001".

O prefeito da cidade, Oswaldo Barba, foi o último a falar. Em sua fala, Barba reforçou o apoio de seu governo para a inclusão da comunidade LGBT. Sobre as faixas contrárias à realização da Parada Gay, o prefeito disse que sua gestão irá responder com "trabalho". Para finalizar, revelou que seus secretários já estão formulando a criação de uma secretaria LGBT, que hoje é vinculada à pasta de Cidadania.

Após os discursos. houve apresentação da ativista trans Bruna Valim, que interpretou a música "Solo pido a Dios", na versão de Mercedes Sosa e Beth Carvalho.

* O repórter Marcelo Hailer viajou a São Carlos a convite da organização do evento.

Jogos Olímpicos de Londres têm broches de apoio à comunidade LGBT

Encontro gay paulista inicia com intervenção teatral