Por essa nem a companhia de saneamento básico do Peru esperava! O prefeito Jose Benitez, de Huarmey, afirmou que a água que sai das torneiras acabam fazendo com que a população da cidade vire gay. Segundo o prefeito, os altos níveis de estrôncio na água é que vem "causando" a homossexualidade dos homens.
"O estrôncio reduz os hormônios masculinos. Quando menos esperarmos vamos todos ficar como os habitantes de Tabalosos e de outras cidades em que o número de homossexuais só aumenta", afirmou Benitez.
Para o prefeito, quando misturado ao magnésio e outros elementos encontrados na água da região, o estrôncio diminui o número de hormônios masculinos nos homens. Conclusão sem nenhuma base científica.
Em resposta à declaração de Benitez, o reitor da Faculdade de Química Farmacêutica de Lima, Dr. Robert Castro Rodriguez, afirmou em entrevista à uma emissora de rádio peruana que grandes quantidades de estrôncio podem causar até câncer nos ossos, anemia e problemas cardiovasculares. No entanto, não existem qualquer indício de que eventualmente provoque homossexualidade.