A prefeitura de Recife incluiu a pauta LGBT nas plenárias do Orçamento Participativo (OP). O primeiro encontro para se debater o OP será hoje (11/08), no terminal Marítimo de Passageiros, no Marco Zero. Juntamente com o anúncio da participação das questões gays nas reuniões do Orçamento Participativo, a prefeitura recifense também reafirmou a parceria com a 8ª Parada da Diversidade, que ocorrerá na avenida Boa Viagem, no dia 20 de setembro, das 9h às 17h.
O prefeito de Recife, João da Costa (PT), disse que esse é um momento de superar as diferenças. "É tarefa nossa dar meios de esses recifenses serem felizes, do jeito que escolheram (sic). E a organização desses grupos pode, inclusive, culminar com a criação de um conselho municipal para consolidar as políticas públicas definidas por eles como primordiais", declarou.
Entenda o Orçamento Participativo
Orçamento Participativo (OP) é uma ferramenta governamental onde a participação do cidadão é real e ele pode influenciar na decisão e destino da verba de sua cidade. Isso ocorre através de plenárias públicas, que são realizadas em vários bairros. Ao fim de todas as plenárias tem-se a prioridade de onde deve ser investida parte da verba. Dessa maneira, a sociedade civil participa efetivamente das decisões da Prefeitura.