Foi realizado na noite desta última terça-feira (28) a entrega do prêmio "Rio Sem Preconceito", idealizado pela Coordenadoria da Diversidade Sexual da Prefeitura do Rio. O evento, realizado no Teatro Oi Casa Grande, abriu a 1º Semana Carioca da Diversidade, que será celebrada anualmente por iniciativa do prefeito Eduardo Paes.
"O Rio é uma cidade aberta que precisa estar a frente dessa questão. Esse prêmio é muito importante, mas é fundamental que sejamos capazes de construir políticas que possam permitir que não exista nenhum tipo de desrespeito tanto com os iguais quanto os diferentes", declarou o prefeito durante o evento.
Carlos Tufvesson, responsável pela Coordenadoria da Diversidade, também estava muito contente com o projeto. "Estou muito feliz por estar aqui hoje, promovendo este evento. A luta contra o preconceito é de todos. Não podemos deixar de reconhecer exemplos e nos inspirar neles. E preconceito não combina com o Rio", disse Tufvesson.
O prêmio teve cenografia idealizada por André Piva e foi apresentado por Toni Garrido e Christiane Torloni. Um júri composto por 20 jornalistas de vários veículos cariocas elegeram personalidades que se destacaram na luta contra o preconceito.
Entre os homenageados estavam o ministro do Supremo Tribunal Federal, Ayres Britto, o deputado Jean Wyllys, o jogador de vôlei Michael, do clube Futuro, o diretor do grupo AfroReggae José Júnior, a cantora Preta Gil, os autores Gilberto Braga e Ricardo Linhares, o apresentador Luciano Huck, Lucinha Araújo e a modelo Lea T.
A noite contou ainda com um pocket show da cantora Bebel Gilberto e números de stand-up comedy com os atores Aloísio de Abreu e Luis Salem.
Lucinha Araújo
Eduardo Paes e a primeira-dama Cristine Paes