in

Presidente da Rússia pede para que parada GLBT seja autorizada

Ativistas gays da Rússia planejam fazer neste domingo (1º de junho) uma pequena manifestação em Moscou contra o veto da prefeitura à parada GLBT da cidade.

No começo da semana, o presidente do país, Dmitriy Medvedev, telefonou ao prefeito de Moscou pedindo para que ele autorizasse a manifestação. Os organizadores pretendiam em maio realizar cinco manifestações por dia, todos os dias do mês. Todas foram proibidas pelas autoridades locais com o argumento de que poderiam causar “reação negativa da maioria da população”.

A intervenção de Medvedev é significativa e animou os ativistas. As paradas GLBT em Moscou foram proibidas pelo prefeito da cidade nos últimos dois anos. Enquanto comemoravam a decisão do presidente, os organizadores disseram que receberam permissão para realizar a parada. “Ainda estamos aguardando a decisão final para que possamos conduzir o evento público, mas se não tivermos uma posição clara das autoridades nos reuniremos de todas as formas no próximo domingo”, disse um ativista.

Atualmente, a Corte Européia de Direitos Humanos analisa o caso.

Califórnia analisa caso de lésbica que foi impedida de fazer inseminação

Cada um com seus probrema