Kanako Otsuji, 32 anos, a primeira política lésbica a se assumir na história do Japão celebrou no último domingo sua união homoafetiva de quatro anos com Maki Kimura, também de 32 anos.
Kanako é candidata do Partido Democrático do Japão nas eleições do próximo dia 22 de julho para a Casa de Conselheiros, equivalente ao Congresso brasileiro. O casamento aconteceu no Parque Ikeda, em Nagoya, durante um festival de prevenção ao HIV, com cerca de mil convidados.
Após a cerimônia, Kanako disse que seu casamento seria o momento mais inesquecível de sua vida. “Gays e lésbicas estão se escondendo na sociedade para se protegerem. Quero que as pessoas saibam que gays e lésbicas existem em nossa sociedade nos olhando de frente”, disse ao site GayJapanNews.
Ela ressaltou ainda que seu desejo é criar uma sociedade na qual as pessoas possam viver de formas diferentes mas unidas. A união do casal não será legalmente reconhecida, uma vez que o Japão não possui leis de reconhecimento de relações homossexuais.