Foi lançado pelo Grupo de Incentivo à Vida – GIV – o primeiro cartaz soropositivo do Brasil – com gota de sangue de pessoas HIV positivo. Ele visa emocionar, evidenciar os preconceitos, a desinformação e os estigmas sobre o assunto.
+ Aplicativo inédito de testagem para HIV é lançado em Curitiba
Nele, após explicar que se trata de um cartaz soropositivo, está escrito: "Você pode estar dando um passo para trás se perguntando se eu ofereço algum risco. Minha resposta é: nem de longe".
Segundo Dr. Arthur Kalichman, médico e coordenador do programa Estadual DST/AIDS, o cartaz não oferece nenhum risco de contágio. "O sangue colocado neste cartaz já secou, o HIV não sobrevive muito tempo fora do corpo das pessoas (…) A gente sabe muito bem como o HIV passa e ele não passa por cartaz".
Nas reações, muitas pessoas colocam o dedo na gota de sangue e um rapaz chega a beijá-la. "Fiquei impactado de uma maneira que me trouxe muito amor por essas pessoas que eu nem conheço", declarou ele, que é abraçado pelo grupo.
Com sensibilidade e informação, o vídeo alcança a proposta de combater o estigma das pessoas que vivem com HIV. Sim, antes de assistir, não deixe de fazer a comparação do cartaz com as pessoas que são soropositivas.
Confira: