Vasco Pedro da Gama, 39 anos, e Dorival Pereira de Carvalho Júnior, 47 anos, foram o primeiro casal gay do Brasil a conseguir o direito na Justiça de adotar uma criança. Theodora, que foi adotado em 2006 e hoje está com 11 anos, ganhou uma irmã.
Helena, de apenas 1 ano, passou a ser parte oficialmente da família desde a última quinta-feira (22). Durante o processo de adoção, Vasco e Júnior descobriram que as duas são irmãs biológicas, nascidas da mesma mãe. "Foi emocionante quando descobrimos a ligação das duas", disse Vasco. O processo de adoção de Helena durou quase um ano.
Eles conheceram a menina num abrigo para menores. Os dois, que são cabeleireiros, visitam com frequência a instituição para cortar os cabelos das crianças. Helena foi levada ao abrigo por sofrer maus tratos dos pais biológicos.
Vasco e Junior eram o 4º casal na fila de adoção da cidade e o andamento da fila coincidiu com a liberação de Helena para a adoção. "Durante o processo passamos vários fins de semana juntos com Helena. As pessoas diziam que ela era muito parecida com a Theodora. Ficamos encucados com isso e depois descobrimos que as duas eram irmãs biológicas", conta Vasco.
O casal, que é proprietário de uma escola de formação profissional para cabeleireiros, se reveza nos cuidados com as meninas. A dupla já planeja entrar novamente na fila da adoção em busca de mais um herdeiro. "Vamos amadurecer a ideia de uma nova adoção. Por enquanto vamos curtir a Theodora e a Helena", disse Vasco.