O primeiro festival gay da Sérvia, Merlinka, que estava marcado para acontecer entre os dias 11 e 13 de setembro em Belgrado, foi cancelado devido a ameaças homofóbicas.
A denúncia é do diretor Bruce LaBruce, que apresentaria seu filme "Otto; ou Viva Gente Morta", sobre zumbis gays, no evento. "Estou assustado, mas não surpreso, ao saber que o Merlinka foi adiado devido a ameaças e à violência homofóbicas, provavelmente vindas de elementos da extrema direita/neonazistas", disse o diretor.
LaBruce contou ainda que, durante um festival na Croácia, teve que solicitar escolta policial para que pudesse exibir seu filme "Exército das Frutinhas" (The Raspberry Reich). "Mas a polícia não ajudou muito: eles invadiram o único bar gay da cidade, onde eu fazia minha festa, e prendeu todo mundo por posse de drogas", relatou.
O nome do festival é uma homenagem à atriz transexual Vjeran Miladinovic. O evento estava programado para exibir "Doentes de Amor" (Romênia), "Love Songs" (França), "Queer Sarajevo" (Bósnia), entre outros filmes com temática homossexual.
A organização do Merlinka ainda não se pronunciou sobre o cancelamento.