Após uma edição em que mostrava os governantes pró-gays no mundo, incluindo aí o presidente Lula, a revista gay espanhola Zero trouxe em sua capa ninguém mais ninguém menos que José Luís Rodríguez Zapatero, primeiro-ministro da Espanha. Em entrevista exclusiva à revista, que foi publicada hoje, o premier afirmou que se for reeleito nas eleições de 9 de março levará adiante a defesa dos direitos homossexuais.
Zapatero declarou que, em caso de vitória de seu adversário Mariano Rajoy, do Partido Popular, "não consentiremos que um só passo para trás seja dado em terreno já conquistado". "Farei todo o possível para que Rajoy não prive nenhuma família de seus direitos", acrescentou. A frase ganhou até destaque na capa da publicação.
Por iniciativa do governo de Zapatero, foi aprovada na Espanha a lei que permite o casamento gay. "Na Espanha se governa com a lei e não com o catecismo", afirmou o premier, reiterando a laicidade do Estado.
Em caso de vitória de seu partido, Zapatero disse que aprovará uma lei "contra qualquer discriminação, em qualquer tipo de cenário".