in

Projeto DAMAS: aulas de etiqueta e orientação vocacional para travestis e trans do Rio

Estão abertas as inscrições para mais uma edição do DAMAS, projeto da Coordenadoria Especial da Diversidade Sexual junto com a Secretaria Municipal de Assistência Social do Rio de Janeiro.

O projeto é voltado para jovens travestis e transexuais e tem como objetivo dar apoio psicológico e prepará-las para a inserção na sociedade e no mercado de trabalho. O DAMAS teve início em 2006 e, após uma interrupção, voltou a ser realizado no ano passado.

Serão montadas duas turmas, de 20 alunas cada, que iniciarão suas atividades no dia 17 de janeiro. Serão 100 encontros em 27 semanas. As meninas passarão por oficinas de trabalho, ética e comportamento; orientação vocacional; noções de direitos humanos; aulas de informática; exibição de filmes; conhecimento de leis e dos direitos homoafetivos; visitas culturais guiadas, como ao Centro Cultural Banco do Brasil, por exemplo, e até aulas de etiqueta estão entre as atividades.

Essa edição do projeto traz um enfoque no Ensino Fundamental e Médio, para diminuir a evasão escolar sofrida por essa comunidade. As atividades serão realizadas no CRAS da Laranjeiras e na OAB de Madureira.

A modelo Lea T. falou sobre a dificuldade dessas meninas no seu discurso ao receber o Prêmio Rio Sem Preconceito, em junho do ano passado. "É necessário que a travesti tenha o poder de escolher se quer a prostituição como profissão ou não. Hoje, infelizmente, para muitas, não há essa possibilidade".

As inscrições para o DAMAS podem ser feitas em todos os Centros de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) da cidade. Mais informações através dos telefones (21) 2976-5345 e (21) 2976-9137.

Lea T. é uma das modelos do calendário da Way Model

Carnaval vem aí! Confira as festas que vão rolar no RJ; tem Offer, Peter, Pool Party e mais