Um tribunal federal de São Francisco, nos EUA, declarou hoje inconstitucional a “Proposição 8”, que proibiu o casamento gay na Califórnia após um referendo em 2008.
Essa é a segunda fez que a “Prop 8” é considerada ilegal. Em agosto de 2012, um juiz federal já tinha emitido uma sentença pedindo para que o casamento gay fosse retomado no país. Por forte pressão de grupos conservadores, ele revogou sua decisão meses depois.
De acordo com o veredicto desta terça-feira (07), o veto ao casamento entre homossexuais representa uma violação aos direitos civis de gays e lésbicas. Para os ativistas, esta vitória é um grande passo para que se derrube de vez a proibição.
"’A Proposição 8’ não serve para nada, e não tem efeito, além de diminuir a dignidade humana de gays e lésbicas na Califórnia e oficialmente reclassificar seus relacionamentos como inferiores aos de casais heteros”, declarou o juiz Stephen Reinhardt.
Organizações que defendem a proibição prometem levar a questão até a Suprema Corte americana. Enquanto isso, um grupo que luta em prol dos direitos gays pretende recolher o maior número de assinaturas para um organizar referendo em novembro sobre a Proposição 8.
Mais de 50 pessoas comemoraram a decisão em frente ao Tribunal Federal