Diversas empresas multinacionais têm se manifestado contrárias ao projeto de lei que pretende proibir o casamento entre pessoas do mesmo sexo na Califórnia.
Entre elas estão Levi’s, Pepsi, AT&T e Google. A grife de roupas doou US$ 25 mil diretamente e US$ 100 mil através de seu diretor e esposa. A Levi’s argumenta que esta doação é coerente com sua história de apoio aos direitos civis.
A Google, através do blog do seu co-fundador, Sergey Brin, comunicou sua postura a favor do matrimônio entre iguais e convoca os habitantes da Califórnia a se manifestarem contra a Proposição 8.
Sergey afirma que nunca se manifesta sobre assuntos que não tenham a ver com seus negócios, mas neste caso, se aprovada, a Proposição 8 afetaria negativamente muitos dos empregados da empresa. “É o efeito aterrador e discriminatório da proposição sobre muitos dos nossos empregados que leva a Google a se posicionar contra a Proposição 8. Não devemos eliminar o direito fundamental de ninguém, seja qual for sua sexualidade, de casar-se com a pessoa a quem ama”.
Já a Pepsi doou meio milhão de dólares para a Associação de Pais, Familiares e Amigos de Gays e Lésbicas – PFLAG.
A organização diz que a doação servirá para manter a campanha “Héteros pela Igualdade” que educa os heterossexuais a lutarem também pelos direitos dos gays e lésbicas.