Mais de 2 mil pessoas participaram na noite desta quarta-feira (5), em Los Angeles, de um protesto contra a Proposta 8, aprovada em referendo pelos eleitores e que voltou a proibir o casamento entre pessoas do mesmo sexo na Califórnia.
Com 99,5% das urnas apuradas, a Proposta 8 que pedia o voto “Sim” à emenda para proibir os casamentos gays na Califórnia tinha 52,5% dos votos, contra 47,5% do “Não”. “Lute contra o Ódio em 2008”, “Vão para o inferno mórmons”, “Igualdade de direitos” e “Sim podemos com Obama” foram algumas das frases gritadas pela multidão que se concentrou nas avenidas St. Vicent e St. Monica, no coração de West Hollywood.
Segundo o promotor do estado, Jerry Brown, todos os casamentos realizados antes da aprovação da emenda continuarão válidos. O governador da Califórnia, que antes se dizia a favor da Proposta 8, agora defende o casamento gay no estado.
As principais ONGs LGBT da Califórnia – American Civil Liberties Union, Lambda Legal e National Centre for Lesbian Rights – apresentaram uma petição à Suprema Corte para que ela invalide a emenda aprovada no referendo.
Nos estados da Flórida e do Arizona, também foi aprovada em referendo uma emenda à Constituição estadual que proíbe o casamento homossexual. No Arkansas, gays estão proibidos de adotarem.