Pedrosa, quero tirar uma dúvida contigo. Sou noivo e vou casar em maio do ano que vem. Minha família é muito conservadora e me cobra o casamento, pois eu sou o filho mais velho. Eu sinto tesão por caras negros. Gosto de fazer ativo e também curto muito sexo oral com outro cara. Eu perguntei para minha psicóloga se este desejo por homem vai passar. Ela acha que com o meu casamento, eu me dedicando a minha esposa e a família, isso passa. O que o senhor acha? Juca (Salvador – BA)
Resposta: Pelo seu relato, você apresenta um comportamento sexual tipicamente homossexual: gosta de ser ativo, curte sexo oral e sente desejo por caras negros. Portanto, parece que você é gay. Muitos homossexuais se encontram em situação similar a sua. Por causa da homofobia (aversão aos homossexuais), das cobranças sociais, dos dogmas religiosos e da pressão familiar, muitos gays se casam. Nos primeiros anos de casamento conseguem ser fiéis à esposa.
Mas, com o passar do tempo, não resistem a força do seu desejo sexual homossexual e procuram se relacionar com homens. Este desejo não irá passar, te afirmo isso com muita segurança. O que pode ocorrer, provavelmente acontecerá com você, é a pessoa fugir e se esquivar das estimulações sexuais homossexuais. A pessoa fica extremamente privadas daquilo que realmente gosta. Por causa da privação, o desejo homossexual pode voltar com bastante força. Avalie o que será melhor para você: o casamento com uma mulher ou você poder vivenciar sua homossexualidade de forma livre e tranquila.
(*) João Batista Pedrosa é psicólogo (CRP 06/31768-3) e autor do livro Segundo Desejo (Iglu). Envie suas dúvidas e perguntas para pedrosa@syntony.com.br. Acesse também seu site http://www.syntony.com.br.